Indie game storeFree gamesFun gamesHorror games
Game developmentAssetsComics
SalesBundles
Jobs
Tags

Dicas pra fazer um jogo mais rápido?

A topic by Luci created Jul 29, 2021 Views: 171 Replies: 2
Viewing posts 1 to 3
Submitted(+1)

Faltam apenas três dias, e eu queria terminar pelo menos a introdução do meu jogo, e de resto, dependeria (se eu até faria uns gráficos ou se eu deixasse só texto).

Então, vocês, que terminaram seus jogos, ou tão perto disso, vocês tem dicas pra terminar um jogo mais rápido? Porque, bem, eu tô pensando em dar uma leve...rushada no negócio e me focar completamente no jogo e mais nada. Mesmo assim, eu preciso de dicas de quem participa de Jams que duram menos de um mês. 

Se vocês tiverem, por favor, compartilhem comigo!

Submitted(+1)

Até agora eu só tive experiência com jams de 3 dias e oque eu fiz foi dividir as tarefas em coisas que tem que ter no jogo, coisas que deveriam ter no jogo e coisas que poderiam ter no jogo. De resto, é só você saber escolher oque se encaixa nisso, e oque você consegue terminar a tempo. Essa é a forma que eu faço (:

Submitted(+2)

Define tuas prioridades, eu geralmente separo em 3 partes:

  • O que o jogo precisa ter pra ser jogável: o mínimo que o jogo precisa ter, funcionalidades básicas, que dá pra jogar o jogo. Ex: personagem precisa pular, fazer X coisa, e pra "vencer" precisa completar Y objetivo. Assim que tiver tudo isso tu vai pra próxima etapa. Tudo que tiver aqui são coisas pra você poder chamar seu jogo de jogo.
  • O que o jogo tem que ter pra ficar agradável: aqui vai os itens que tu quer muito que o jogo tenha pra ele ficar legal, mas que não é essencial pro jogo funcionar, coisas como modelo de personagem, cenários, menu, introdução, músicas, efeitos(se não for um jogo musical), ou seja, tudo que adiciona ao jogo mas não faz parte das funcionalidades básicas. Essa parte é bom definir em order de prioridade porque algumas você pode querer cortar no meio do desenvolvimento pra conseguir entregar no prazo
  • O que seria muito legal pro jogo mas não é obrigatório: Nessa etapa tu vai olhar as etapas anteriores, e listar quais que seria muito legal se fossem incrementadas como: cenários novos, efeitos mais bonitos, modelos de personagem mais detalhados, melhoria gráfica, performance, menus com mais opções. Mas pense em fazer essa última etapa APENAS se sobrar tempo, então aqui não pode ir nada essencial ao jogo, só coisas que melhorem a experiência