Indie game storeFree gamesFun gamesHorror games
Game developmentAssetsComics
SalesBundles
Jobs
Tags

Dúvidas sobre a game jam

A topic by ECHINDΔ created Dec 08, 2023 Views: 1,073 Replies: 60
Viewing posts 1 to 21
(2 edits)

Faça suas perguntas aqui que eu vou responder TODAS

Submitted

pode assets externos?

(6 edits)

leia as regras

"Regras:

  • O Tema da JAM é Terror
  • O jogo precisa ter dinossauros
  • O jogo precisa ter viagem no tempo
  • O Jogo NÃO pode ser de plataforma"

tudo que está escrito deve ser seguido, tudo que não está escrito significa que SIM, então você pode sim usar assets externos(como sons, músicas, modelos, sprites, gerados por IAs,etc.) apesar que não seria divertido ter uma chance de ter coisas repetidas em jogos diferentes.

Como assim ambientação viagem no tempo ( escrito no vídeo) tem que se passar numa época diferente ou conter viagem do tempo na lore ou gameplay?

(1 edit)

ignorando o vídeo e seguindo as regras da jam(O jogo precisa ter viagem no tempo), saiba que tudo se deve a questão de interpretação(isso que deixa os jogos únicos), ou seja, você pode fazer uma cena(cutscene) que possua viagem no tempo, um jogo inteiro que gira em torno de viagem no tempo ou até mesmo pequenas partes de viagem no tempo(você só precisa ter).

(2 edits)

Um jogo side-scroller 2d que não é focado de nenhuma maneira em obstaculos e etc(coisas de platafomers) pode não ser considerado um plataformer? OBS: Literalmente só movimentação base mesmo de relevante(esquerda e direita)

(1 edit)

NÃO, um side scroller que não é focado em obstáculos não é considerado plataforma. O gênero plataforma é definido por uma jogabilidade centrada na travessia de obstáculos, geralmente com o objetivo de chegar ao final do nível. Se um jogo não tiver obstáculos, ele não terá a jogabilidade essencial do gênero plataforma.

Um exemplo de um side scroller que não é considerado plataforma é o jogo de tiro "Contra". O objetivo do jogo é derrotar inimigos e chefes, e não há obstáculos que o jogador precise superar para progredir. Outro exemplo é o jogo de corrida "Sonic the Hedgehog". O objetivo do jogo é coletar anéis e chegar ao final do nível, e não há obstáculos que o jogador precise superar para progredir.

Submitted

tenho quase certeza que sonic é plataformer

depende da definição de "jogo de plataforma". Se a definição for focada na travessia de obstáculos, então Sonic não é um jogo de plataforma. Os jogos do Sonic geralmente não têm muitos obstáculos que o jogador precise superar para progredir. O foco principal dos jogos do Sonic é a velocidade e a ação. O jogador precisa correr rapidamente pelos níveis, coletando anéis e derrotando inimigos. Os obstáculos que existem nos jogos do Sonic geralmente servem apenas para desacelerar o jogador ou dificultar sua progressão, mas não são essenciais para a jogabilidade.

No entanto, se a definição de "jogo de plataforma" for mais ampla, incluindo jogos que tenham um foco na exploração de um mundo aberto ou na ação, então Sonic pode ser considerado um jogo de plataforma. Os jogos do Sonic geralmente têm um mundo aberto que o jogador pode explorar livremente. O jogador também precisa usar suas habilidades de corrida e ação para derrotar inimigos e superar obstáculos.

Submitted

todos jogos classicos do sonic sao plataformer e ate mesmo a sega ja falou isso

(1 edit)

exato, os clássicos. sonic 1 e 2 são plataforma, agora compare com o sonic generations, aquele jogo é quase 80% correr e derrotar inimigos.

Os inimigos são como obstáculos, em determinadas fases precisamos "burlar" eles para conseguir avançar

(1 edit)

observe que, não iria fazer sentido se o sonic não corresse mais(iria ser até mais estranho), se quiser me diga alguma fase que ele não corra.

também existem trampolins de suporte, ou seja, ele não precisa realmente derrotar os inimigos.

Realmente, sem contar que ele não se desloca de uma plataforma para outra ou os seus principais obstáculos são armadilhas mortais ( bateu uma nostalgia de Sonic generations, saudades do meu 360 )

pois é, acho que temos que parar com essa discussão, estou começando a chorar ;-;

Submitted

eu tmb, tava lendo e comecei a da play ksksksks

Submitted

o que é o @ ? é o email? ou discord?

(3 edits)

é você deixar alguma forma de saber quem fez o jogo, exemplos:

feito por echinda studios: https://itch.io/profile/echinda-studios


outro exemplo:

programador: https://itch.io/profile/echinda-studios

designer: https://itch.io/profile/echinda-studios

modelador: https://itch.io/profile/echinda-studios


pode ser email, instagram, link da conta do roblox, etc. Só precisa ter como saber quem é que ajudou ou fez

Eu vou usar um exemplo pra ilustrar minha dúvida
Uma fase na água, o player navega em todos os eixos e vaga pela fase, isso é considerado plataformer?
E aproveitando, em que ponto o jogo vira plataformer?

(5 edits)

Mil desculpas! minha resposta estava incorreta(não tinha entendido direito o que você queria dizer)! aqui vai uma resposta exata:

Não, seu jogo não é considerado plataforma, pois o personagem fica apenas navegando pela fase. Isso faz o jogo seguir as regras da game jam.

Em relação à sua segunda pergunta, o jogo vira plataformer quando o jogador começa a controlar um personagem que deve navegar por uma série de plataformas. Isso pode acontecer no início do jogo, ou pode ser uma mecânica que é introduzida mais tarde.

exemplos:

plataforma direta:

A player places a standee of Mario on a course to help other players in multiplayer mode.

perceba que, a mecânica principal é saltar sobre plataformas para alcançar o final de um objetivo.

plataforma indireta:

Screenshot of main character walking through a tunnel-like hallway

No início do jogo, Samus Aran só pode se mover pelo mapa usando o morph ball. No entanto, à medida que o jogo progride, ela adquire novas habilidades, como o salto duplo e o deslizamento, que permitem que ela explore áreas mais altas e difíceis.

não plataforma:

Contra (co-op mode, 1st level)

Nesse jogo, não é obrigado a fazer as plataformas para passar de nível, isso porque o próprio deixa você nadar, isso porque o foco é derrotar os inimigos.

Valeu!! : D

Achei que você não iria ver a edit!

Submitted (2 edits)

Posso usar audios e musicas de grasa que nao sao meus para o meu jogo (meu teclado ta bugado por isso to escrevendo assim)

Submitted

sim pode, tem um carinha que perguntou sobre os assets, e pelo visto sim, mas eles preferem que n use, pq fica meio paia

(1 edit)

valeu!

Submitted

Eu não conheço esse site, e nunca tentei upar, mas vi um cara falando que o mínimo era 1GB, se o jogo passar como posso mandar o jogo?

Para enviar um jogo para o itch.io, você precisa primeiro criar uma conta na plataforma. Depois disso, você pode criar um projeto e enviar os arquivos do seu jogo. O limite de tamanho para jogos no itch.io é de 1 GB(se passar do limite, você pode compactar o jogo, ou enviar um link para baixa-lo ou joga-lo, o método mais recomendado é o google drive, mas pode ser qualquer outro, como o mediafire, o mega, dropbox).

Aqui estão os passos para enviar um jogo para a game jam:

  1. Crie uma conta no itch.io.
  2. Inscreva-se na game jam.
  3. Crie um projeto no itch.io.
  4. Adicione os arquivos do seu jogo ao projeto.
  5. Clique no botão "Submit your project" na página da game jam(envie seu jogo quando ele estiver pronto).
Submitted

Olá, nunca tentei upar um jogo na plataforma, como faço isso? (Eu realmente tenho problema com isso.)

Aqui estão os passos para enviar um jogo para a game jam:

  1. Crie uma conta no itch.io.
  2. Inscreva-se na game jam.
  3. Crie um projeto no itch.io.
  4. Adicione os arquivos do seu jogo ao projeto.
  5. Clique no botão "Submit your project" na página da game jam(envie seu jogo quando ele estiver pronto).

https://itch.io/jam/toddynjam

Submitted

Posso colocar o link do mega para baixar o jogo? o limite e de apenas 1 GB

O limite de tamanho para jogos no itch.io é de 1 GB(se passar do limite, você pode compactar o jogo, ou enviar um link para baixa-lo ou joga-lo, o método mais recomendado é o google drive, mas pode ser qualquer outro, como o mediafire, o megadropbox).

NÃO ENVIE NA COMUNIDADE! CRIE UM  PROJETO E DEIXE O LINK DO JOGO NA DESCRIÇÃO!

Submitted

Valeu

Submitted

Você pode solicitar mais espaço enviando um email pra eles, assim como eu fiz, foi bem rápido :)

Submitted

Vou tentar fazer isso também meu chapa

Submitted

Como voce fez isso? Voce enviou um email para o email support@itich.io?

Submitted

Sim e me liberaram 4GB. Tu pode especificar no email quantos gigas precisa.

Submitted

mano,  o meu jogo é puzzle, mas tem sistema de movimentação plataforma só como base... é válido?

Sim, é válido. O gênero de um jogo é definido pelo seu foco principal. Se o foco principal do seu jogo é a resolução de quebra-cabeças, então ele é um jogo de quebra-cabeças, mesmo que tenha elementos de outros gêneros, como plataformas.

Submitted

obg

vale jogo mobile?

desde que você consiga portar para windows...

(+1)

Estou fazendo o jogo pelo gamemaker, mas pra exportar como executável eu teria que comprar a licença. Posso enviar como link pro site que roda no OPERA? Aquele GX. Games? 

(4 edits)

Cara se vc ver a nova notícia vc pode exportar o seu jogo pelo formato  .zip ou em instalador, desde que o jogo n seja pago. OBS:Se vc atualizou o game maker studio 2. até a versão mais recente. OLHE A DESCRIÇÃO DO VÍDEO A SEGUIR.


Mas vc pode botar no GX.games esse site roda em qualquer navegador.

Não vi isso mas regras, então acredito que não tenha, mas só pra confirmar, tem limite de membros em uma equipe?

Não

Pergunta sobre viagem no tempo!

Tem que ter uma literal viagem no tempo estilo Sci-Fi? Ou pode ser algo mais ""realista"", como por exemplo: Uma Area onde ainda ficou preso no passado, tendo Fauna e Flora do Período jurassico  e etc? 

Olha a 2a pergunta

Nas regras da Jam diz que "O jogo precisa ter os nomes e @ dos participantes nos créditos " oque o @ quer dizer?


Dá uma olhada na 4a pergunta

Submitted
Deleted 155 days ago
(+1)

ééééééé... sim? (olha a 1a pergunta)

Submitted

Quando o player tocasse em algum objeto ele iria para uma outra dimensão onde ainda existiam dinossauros... Estilo um multiverso

Isso poderia ser caracterizado como viagem no tempo?

não. Viagem no tempo é definida como o movimento de um objeto ou pessoa de um ponto no tempo para outro. No caso em questão, o jogador não está realmente viajando no tempo, mas sim para uma dimensão diferente. Essa dimensão pode ser considerada como um ponto no tempo diferente, mas também pode ser considerada como um lugar completamente separado do nosso universo.

Submitted

Certo... Porém se eu fizesse nesse mesmo jeito, do boneco funcionar como um portal, porém, eu estaria na mesma dimensão, so que em algum outro lugar e algum outro ano. O boneco funcionaria como uma chave de portal do harry potter.

Submitted

Mas teoricamente, se eu mudasse de dimensão e fosse para algum outro ano, poderia se caracterizar viagem no tempo certo?


Digamos que, eu vá para essa dimensão, e ela se passa no futuro. Em 2078 digamos assim, meu jogo se passa em 2010, ou seja, eu estaria estaria mudando de dimensão, porém eu estaria teoricamente viajando no tempo também.

No caso da viajem no tempo: Eu ia implementar isso como uma mecanica de gameplay, mas pela dificuldade deixei só na história de fundo do jogo. Tecnicamente pelo mal uso da viajem no tempo o jogo meio que "perde pontos" né?

Submitted (1 edit)

Depende muito dos avaliadores. Não anula as tuas chances de vencer já que o uso da viagem do tempo pode ser usado da maneira que o criador quiser, só deve estar presente em algum momento do game, seja na história ou gameplay.

Minha duvida é se mutantes contam como dinossauros, tipo pessoas que viraram dinossauros com radiação, isso pode?

Submitted

Desde que fique claro pros avaliadores de que agora eles são dinossauros, não vejo problema nisso.

Obrigado amigo você é um amigo 

Submitted

Infelismente perdi o arquivo de edição do meu jogo, mas felizmente tinha feito uma extração do jogo "jogavel" com o que tinha produzido ( no meu caso, tinha duas fazes completas), eu poderia criar um outro file só com a fase que resta e postar os dois files para ter o jogo completo?
Ex:
arquivo 1 do jogo: fase 1 e 2
arquivo 2 do jogo: fase 3(final)

Sim, você certamente pode criar um novo arquivo apenas com a fase que resta e, em seguida, postar ambos os arquivos para ter o jogo completo. Isso pode ser uma solução prática para superar a perda do arquivo original de edição.