Indie game storeFree gamesFun gamesHorror games
Game developmentAssetsComics
SalesBundles
Jobs
Tags

Perguntas Frequentes antes do Evento/FAQ

A topic by dreamup created May 10, 2019 Views: 351 Replies: 5
Viewing posts 1 to 4
HostSubmitted (2 edits) (+2)

(((English Version at the bottom)))

Posso já começar a pensar num jogo mas não a escrever-lo é isso?

Exatamente. Contamos contigo!

Posso testar o meu RPG antes dos sete dias de escrita?
Podes fazer o que quiseres desde que o texto que depois escrevas seja inédito.

Várias pessoas podem colaborar para escrever o mesmo RPG?
Não, é mesmo um RPG por participante, um texto escrito por uma pessoa que tenta escrever o máximo de palavras dentro dos sete dias do desafio.

É preciso uma definição muito específica do setting, ou pode ser apenas umas notas, ou pode não ter um de todo?
A condição é o RPG ser minimamente jogável unicamente a partir do texto. Se isso for possível de se fazer sem um setting propriamente dito, força.

São cinco mil palavras de regras + setting ou também contam com capa, agradecimentos, créditos, etc.?
Tudo conta desde que o texto evidencie um esforço da parte do autor para escrever aquilo que ele considera ser um RPG que possa ser jogado por outras pessoas.

É necessário criar uma ficha de personagem ou incluir ilustrações?
Não, apenas é recomendável que o leitor tenha um mínimo que precise para jogar. Naturalmente que queres que as pessoas experimentem o teu jogo, não é?

Então e podemos pensar antes num setting para um sistema de regras já existente?
Sim, desde que esse sistema esteja disponível em licença aberta e as suas regras sejam explicadas por tuas próprias palavras, ou seja, não podes escrever só o setting e mandar o leitor ver as regras noutro lado, bem como não podes só fazer um copy-paste do sistema para dentro do teu texto.

Eu gostava de escrever um RPG, mas não sei como é que isso se faz :(
Tudo começa na experiência que tens como mestre-jogo, jogador ou leitor de RPGs. Cria o jogo que tu gostavas de ler e de jogar. É semelhante a como aprendemos a escrever melhor lendo uma variedade de livros. Recomendamos que jogues RPGs, boardgames, card games, video games...

Posso escrever em Inglês?
Podes escrever em qualquer língua, sendo que gostaríamos de ver mais RPGs em língua Portuguesa de Portugal.

Como é que alguém controla que o participante realmente escreve o jogo só naquela semana?
Este evento é um desafio do participante contra ele ou ela própria. Se tens que mentir para vencer, então já perdeste, mesmo que mais ninguém saiba, pois o prazer deste evento está em escrever com outras pessoas que também enfrentam o mesmo desafio.


-----------------------------

Can I start thinking about my game but not writing it?
Yes. We are expecting you to.

Can I test my RPG before the seven days of writing deadline ends?
You can do whatever you want, as long as the final text you submit is completely new and original.

Can multiple people collaborate on the same RPG?
No.  The goal is to have one game created per participant - a text that has been written within the seven days of the challenge.

Do you need a very specific definition of the setting, or may it just be notes, or may not have one at all?
The RPG must be minimally playable solely from your text. If this is possible without a proper setting, then go for it.

Are the five thousand words include rules + setting only, or can I add in the title, thanks, index credits, etc.?
You can count all words, as long as the text was born out of the author's effort to write an RPG that can be played by other people.

Is it necessary to create a character sheet or include illustrations?
No,  but  players need to have the bare minimum to play. We assume you want people to try your game.

May I write a game using an existing rule system, instead?
Yes, as long as this system is available under open license, and its rules are explained in your own words - ie, you can't just write the setting and have the player reads the rules elsewhere, neither can you simply copy- paste the rules from the original game.

I want to write an RPG, but I don't know how  :(
Tap on your experience as a game master or RPG player. Create a game you would like to read and play - and learn by doing.  Also, just like writing, read a lot first: play as much as you can - RPGs, boardgames, card games, video games....

Can I write in English?
Yes, you can write in any language you'd like (although this event is aiming to see more RPGs written in Portuguese).

How can you ensure I don't cheat, or the participant actually writes the game  in the given deadline?
There is no RPGénesis police. This is about challenging yourself. If you have to cheat to win, then you have already lost, even if no one else knows, because the point and the pleasure of this event lies in being part of a community creating side by side, and facing the troubles that come with writing a full game in a ridiculously short deadline.

HostSubmitted(+1)

Mestre André, o grande anfitrião scumbagDM, gravou para nós um vídeo também explicando o que é o #RPGenesis:

Submitted(+2)

Quais os formatos de arquivo permitidos no envio dos jogos? Os documentos devem ser possíveis de ler por utilizadores invisuais (serem lidos por leitores de ecrã)?

HostSubmitted(+1)

Alguém com mais experiência poderá responder, mas acho que podes ter quaisquer ficheiros no teu projecto.

Submitted(+1)

Pode-se escrever um larp?

HostSubmitted(+1)

Sim, força.