Indie game storeFree gamesFun gamesHorror games
Game developmentAssetsComics
SalesBundles
Jobs
Tags

Vocês preferem fazer um jogo com uma equipe ou sozinho?

A topic by shokito created Aug 04, 2021 Views: 387 Replies: 11
Viewing posts 1 to 9
Submitted(+2)

Vocês preferem fazer um jogo com uma equipe ou sozinho?

Submitted(+1)

nunca fiz em equipe, então não tenho referencia, mas acredito que os dois casos tenha seus prós e contras.

Sozinho:

  • mais trabalho
  • maior liberdade
  • tu pode fazer o que tu quer
  • chances maiores de o resultado não ficar tão bom

Em Equipe

  • menos trabalho
  • a questão da ideia do jogo, teria q ser um consenso da equipe...
  • por ser mais pessoas fazendo coisas ao mesmo tempo, pode rolar um ou outro atraso e desandar tudo
  • as chances de um ótimo resultado final é maior (claro que dependeria das habilidades do membros da equipe né...)


Ou seja, cada caso tem seus prós e contras.... é quase impossível fazer um projeto digamos, de grande ou médio porte sozinho para uma JAM como essa... mas em equipe poderia dar certo :) mas a questão da confiabilidade é complicada... 

Por outro lado, se quiser fazer algo pequeno, por que não sozinho ?

Submitted

valeu :)

Submitted(+1)

Concordo com tudo que você disse, geralmente em jams com prazo curto e sem premiações, faço sozinho, acho muito bom para adquirir experiência e habilidade.

(1 edit)

Com equipe, sem dúvida. Ainda mais por conta do pouco tempo disponível.

Submitted

Eu fiz meu jogo nessa Jaaj sozinho. Trabalhar em equipe tem a vantagem de poder dividir o trabalho, mas pode ser um desafio se não for bem coordenado.

Eu prefiro trabalhar sozinho pra ter mais liberdade de criação. Assim eu posso fazer o que eu quero e do jeito que quero.

Submitted(+1)

Foi minha primeira vez participando de uma competição desse tipo, os poucos amigos que tenho não tem muito interesse por programação, arte ou coisas relacionadas a games, então a minha opção foi ir sozinho mesmo já que curto essas áreas kkkkkk. Particularmente gosto de trabalhar sozinho, apesar de ser muito mais demorado evita bastante dor de cabeça com conflitos que um grupo geralmente tem, mas claro que ai depende das pessoas, se forem legais e também compartilharem do mesmo pensamento, se empenharem em suas respectivas funções pra fazer o projeto andar, ai sim em grupo seria muito mais viável (se bem que nunca tive sorte em pegar grupos bons desde a escola e também acho que não tinha conhecimento suficiente pra ajudar muito um grupo, grande parte que fiz foi gambiarra que por milagre funcionou)

Submitted (1 edit) (+1)

Nunca dei sorte em equipe então sempre fiz sozinho, mas dessa vez eu consegui montar uma equipe bem pequena eu deu muito certo.

Então eu prefiro fazer com uma equipe porém bem pequena, se inventarem de colocar 2 programadores ou artistas pra uma jam é melhor cair fora e fazer sozinho mesmo, digo por experiência própria

Submitted

dá pra entender, provavelmente  2 artistas tirariam a harmonia dos gráficos do jogo, o estilo não ficaria muito consistente. e 2 programadores... bem, isso seria uma dor de cabeça para os dois :) ainda mais caso, não tenha sido feito um planejamento prévio de como ficariam as classes... como interagiriam entre si, e isso é algo que a maioria dos cursos de desenvolvimento de games não ensina, eu só sei disso pq sou formado em analise e desenvolvimento de sistemas...

Submitted(+1)

Esse é o segundo que faço sozinho, é complicado pq se algo começar dar errado, é provavel q você perca o tempo da jaaj e não consiga entregar, ou tenha que fazer cortes que vão deixar o jogo ruim para dar tempo. então tem que ter muita confiança, e um pouco de sorte. na outra jam não tive essa sorte, acabou faltando energia em grande parte dos ultimos 2 dias, e custei entregar algo que não fosse totalmente quebrado, (mas definitivamente não tava bom), ja trabalhei em equipe tmb, mas n curti mt pq dependendo da equipe vai ter mt discordância de ideias, e você e outros integrantes vão acabar fazendo o jogo "contrariado". mas claro, cada um tem seus pontos negativos e positivos. 

Submitted(+1)

sempre fiz sozinho, mas imagino que em grupo o jooj tenha mais qualidade e menos dor de cabeça, porém, as vezes trabalhar com seres humanos é complicado

Submitted(+1)

Sempre sozinho também e não me importo muito de ter que ocupar todas as áreas de produção do jogo mesmo sendo extremamente cansativo, me dá um certo desafio a pensar e planejar em técnicas mais engenhosas em produtividade e conveniência.


Contudo, tendo consciência de jogos maravilhosos feitos nessa game jaaj por equipes, talvez isso possa me convencer a formar uma equipe da próxima vez.